Os nossos assessorados, regra geral, colocam-se na condição de fonte de informação para os jornalistas. É o assessorado que, com a nossa ajuda, fornece os conteúdos para os jornalistas independentemente de quem for a iniciativa.
E se além de fornecer os conteúdos aos jornalistas e estes, por sua vez, disponibilizarem ao grande público, o assessorado comunicar directo com a sua audiência e assim passar de fonte de informação à Órgão de Comunicação? Vamos falar mais um pouco sobre isto.
Actualmente, o que se tem visto na comunicação empresarial é que os responsáveis deste pelouro definem “Órgãos de Comunicação alvos” alinhados com os públicos da organização e por via destes passam a sua mensagem. Isto ocorre porque muitos gestores ainda acreditam que precisam ter suas marcas divulgadas em alguns poucos “Órgãos de Comunicação alvos”. Mas, alvos para quem?
Na realidade, estes Órgãos de Comunicação são “alvos” de todas empresas e assessorias de imprensa convencionais. A disputa por espaço mediático é dramática. Os jornalistas recebem dezenas de e-mails e contatos de assessorias por dia. Os Órgãos de Comunicação nos últimos tempos tendem a valorizar mais conteúdos de anunciantes e para ganhar espaço nestes canais de modo consistente é preciso inovação e muita criatividade.
Julgo ser o momento de alterarmos o actual estado de coisas e encararmos que mais importante do que definir “Órgãos de Comunicação alvos”, a comunicação empresarial deve definir “conteúdos alvo”. Deste modo, poderão alcançar os públicos de interesse da empresa onde eles estiverem: Jornal ou revista, blog ou TV, vídeo na Internet ou redes sociais. Definitivamente, é preciso criar canais alternativos (e significativos) de comunicação, onde a empresa possa aparecer sozinha.
Nesta nova realidade, o foco da assessoria de imprensa deve ser o de produzir conteúdos que ajudem a difundir informações sobre as organizações. Esta produção de informação não deve se limitar a “press release e comunicados” sobre produtos ou serviços, mas deve divulgar notícias diversificadas também por outras tecnologias como áudios, vídeos e até encontros face a face (pequenos eventos).
A produção de conteúdos informativos é o ponto central da atividade de assessoria de imprensa nos dias de hoje e a divulgação dessa mesma informação deve ser multicanais.